sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SESSÃO MALDITA

Encurralado (1971) foi o primeiro longa metragem de Steven Spielberg e teve certa visibilidade na televisão americana, sendo lançado posteriormente nos cinemas Europeus com muito sucesso.
O filme nos prende do início ao fim sempre nos deixando uma indagação de quem seria aquele motorista que persegue impiedosamente o pobre condutor daquele automóvel num ritmo tenso e alucinante numa transformação da feição do caminhão em um monstro absoluto na tela.

O protagonista, David Mann, é um homem comum que viaja a negócios por uma estrada árida com seu Plymouth Valiant 1970 quando se depara com um enorme caminhão enferrujado, guiado por um anônimo motorista sociopata que tenta a todo tempo passar por cima dele.
Spielberg trabalha todos os níveis dessa disputa com pouquíssimos diálogos, pouquíssimos personagens e, para o padrão do diretor, pouquíssimos efeitos especiais, daquele que ser tornaria especialista em arrebatar milhões de dólares em bilheterias.

No final, quando pensamos que a identidade do motorista seria revelada, ele despenca no abismo levando junto o terrível monstro enferrujado.


(video, you tube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário