quarta-feira, 6 de março de 2013

MORRE ALVIN LEE DO TEN YEARS AFTER

Hoje resolvi fazer um post sobre um grande guitarrista, o Roy Buchanan, e agora à noite o mundo do rock é surpreendido com a morte de um dos maiores guitarristas de todos os tempos e que marcou muito o Festival de Woodstock.
 
Alvin Lee era um dos fundadores da banda de blues-rock Ten Years After, morreu na manhã desta quarta-feira, aos 68 anos. A notícia foi divulgada no site do músico, por meio de uma nota publicada por sua esposa Evi, sua filha Jasmin e a mãe dela, Suzanne.
 
“Com profunda tristeza, temos de anunciar que Alvin, inesperadamente, faleceu nesta manhã, após complicações imprevistas, decorridas de um procedimento cirúrgico de rotina. Perdemos um maravilhoso e muito amado pai e companheiro. O mundo perdeu um verdadeiro e talentoso músico”, lamentou a família.
 
Lee nasceu na cidade de Nottingham, na Inglaterra, em 19 de dezembro de 1944. De acordo com a sua biografia oficial, ele começou a tocar guitarra com apenas 13 anos de idade. Recebeu influências musicais de seus pais, que ouviam jazz e blues, mas foi o rock and roll de Chuck Berry e Scotty Moore que mais o inspirou. Seu famoso grupo Ten Years Afters inicialmente era conhecido como Jaybirds e fazia sucesso localmente.
 
Somente quando o nome do conjunto mudou é que Alvin Lee e seus colegas Leo Lyons, Ric Lee e Chick Churchill alcançaram reconhecimento internacional, em meados da década de 1960. A banda esteve presente no lendário Festival de Woodstock, realizado entre 15 e 18 de agosto de 1969. O Ten Years After se apresentou no terceiro e último dia do evento que marcou para sempre a história do rock.
 
Alvin Lee chegou a seguir carreira solo em 1973, com o disco “On the road to freedom”, que contou com a parceria de George Harrison, Ron Wood e Mylon LeFevre. O último álbum de estúdio com o Ten Years After foi “About time”, lançado em 1989. O grupo produziu mais dois trabalhos sem Lee, substituído por Joe Gooch: “Now” (2004) e “Evolution” (2008). Já a última obra deixada em vida foi “Still on the road to freedom”, de 2012.
 
Abaixo, a apresentação que marcou o Festival de Woodstock no final dos anos 60.
 
Fonte,o Globo


Um comentário: